A culpa não é minha

Rafael de Oliveira Marques
2 min readMay 18, 2016

--

Eu venho acompanhando nos últimos tempos muita gente reclamando, criticando, opinando sobre o momento em que passamos no Brasil e no mundo, porém de uma forma totalmente isenta.

Como se votar e comprar uma caixa de bombom fosse igual

Parece que ninguém está interessado em assumir as responsabilidades de viver em uma democracia, aceitar que temos um compromisso e diversas implicações por isso.

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. — O que é a democracia?

Eu acredito que todos que votaram, cumpriram com o seu direito (e no caso do Brasil, dever) de votar. Independente do seu voto, você nasceu (ou escolheu morar) em uma república federativa presidencialista.

O Brasil é uma República porque o Chefe de estado é eleito pelo povo, por período de tempo determinado. É Presidencialista porque o presidente da República é Chefe de Estado e também Chefe de governo. É Federativa porque os estados têm autonomia política. — Entenda como funciona a estrutura do Estado brasileiro

Somos um país onde o presidente da república é eleito pelo povo, onde o voto da maioria prevalece. Porém, caso você acredite que é injustiçado por não ter alguém que o represente, saiba que tudo que é decidido/executado (seja no legislativo, executivo ou judiciário), não fará com que você receba um tratamento especial por não ter votado em quem ali está. Se você é contra o bolsa família, o imposto pago por você não será aplicado em políticas sociais diferenciadas, se você não está feliz com a aposentadoria aos 75 anos, você não poderá se aposentar antes, por não ter compactuado com o golpe.

Eu não sou um intelectual, um grande acadêmico, nem nada. Fica aqui apenas a minha opinião: Pare de se isentar de tudo! A culpa é sua sim! Foi você que não participou ativamente da política até então, foi você que votou em um presidente sem levar em conta o vice, e mesmo que você sempre tenha cumprido com os seus deveres cívicos, você está inserido em uma sociedade onde a maioria dos votos prevalece. Aceite os problemas, lute para melhorar, estude, tente entender o que acontece, mas não coloque a culpa nos outros como se você fosse uma simples vítima impossibilitada de agir. Estamos todos no mesmo barco, pare de jogar a culpa nos outros e comece a lutar por algo melhor. E caso você prefira ficar em um mundo paralelo, alheio a tudo que acontece, não reclame!

--

--